terça-feira, 22 de novembro de 2011

Aprendam a escrever!

Admito: sou um bocadinho picuinhas em relação à Língua Portuguesa. 

Não quero com isto dizer que escrevo sempre textos de forma perfeita, sem erros e dignos de um Nobel; contudo, acho que, pelo menos em certos contextos, as coisas têm que ficar bem escritas. Lá está, não digo dignas de um Nobel, mas, simplesmente, bem escritas.

Ontem, no estágio, li um documento relativamente importante feito por uma empresa que tinha realizado vários estudos para a agência. E eram tantos os erros...  

Ortográficos, felizmente, nem tantos assim. Apesar de ter visto um gravíssimo, em escreveram uma palavra - já não me lembro qual - que estaria no passado mas de forma futura... Qualquer coisa do género: em vez de "escolheram", a alminha que escreveu aquilo achou giro escrever "escolherão". Mas a frase estava, apesar disto, claramente no passado. 

Mas e de sintaxe?? Não estando a exagerar tanto assim, contavam-se pelos dedos as vírgulas bem postas. Caras pessoas que escreveram aquele documento, existe uma regra básica da Língua Portuguesa que se baseia no facto de não se separar o Sujeito do Predicado. Não existe, está mal, escrever "O João, foi à praia". Esqueçam isso, sim??

Aproveitando a onda, apetece-me também dizer a um professor meu que nunca se escreveu "Construcção". Nem antes do Acordo Ortográfico. 
  



2 comentários:

Chica disse...

um erro que vejo constantemente em testes/sebentas da faculdade é o de acentuarem advérbios de modo e o "á"... este último vejo aos pontapés em todo o lado. Eu sou tipo grammar nazi :p

B.L. disse...

Esse também me irrita tanto tanto tanto... E se ainda é, de alguma forma, compreensível que pessoas de uma certa idade o façam (porque, "antigamente", esses advérbios eram acentuados), acho estranhíssimo que "jovens" o façam... ;)