terça-feira, 27 de março de 2012

Gosto deste tempo

Esta tarde, apesar de estar a derreter por causa do calor, não pude deixar de sorrir quando me apercebi, e "realizei", que a Primavera chegou. 

Eu sei que o Inverno que passou foi uma Primavera antecipada. Eu sei que fazia bem chover. E confesso que tendo em conta os meses que se aproximam, o meu lado egoísta deseja profundamente que o sol não apareça. que não faça calor e até que chova um bocadinho. Só assim para o mete nojo. 

Mas não consigo deixar de ficar feliz. Não necessariamente pelo que aí vem, ou viria, mas pelo que passou. Pelas recordações das Primaveras passadas. 

Pelos intervalos de almoço das aulas em que ficávamos a apanhar sol junto aos campos de futebol a debater os grande problemas de miúdos de 14 anos. 
Em que apesar de as aulas seguintes demorarem o dobro do tempo a passar, o momento do toque era muito mais especial. Principalmente naquele dia horroroso da semana em que o último tempo era ocupado com Físico-Química. 

Esta época do ano faz-me recordar o tempo em que ainda íamos todos para a natação. E o tempo em que a natação era muito mais que a natação. Em que íamos muito mais cedo e ficávamos a aparvalhar na rua. Não a arruaçar, que éramos pessoas muito certinhos, mas sim a aparvalhar. A jogar à bola feitas crianças de aldeia que jogam à bola na rua. Com a diferença que não éramos crianças. Nem vivíamos na aldeia. Íamos muito mais cedo e ficávamos até muito mais tarde. Os nossos pais não gostavam: atrasávamos o jantar. Mas era muito mais giro ficar a conversar com os amigos que nesses momentos se tornaram tão especiais. 

Esta época do ano faz-me recordar o final do ano lectivo. Está ainda distante, eu sei (principalmente para mim), mas os dias mais longos fazem-me recordar o tempo  das festas de Verão, as festas de final de ano, em que preparávamos as feiras na escola. Em que as preocupações eram cada vez menos.

Eu sei que se tivesse 15 anos, ainda teria um 3º período pela frente. Mas já não tenho 15 anos e, por isso, reservo-me no direito de viajar por aí, por esses momentos do passado, pensado nos diferentes finais do 3º período.

Porque o sol de hoje e o calor que se fez sentir assim mo permitiram.

Sem comentários: