quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Medo, bloqueio.Vergonha.

Hoje aconteceu-me uma daquelas situações que bem que poderia ter sido filmada para demonstrar a apatia das pessoas. E bem, eu seria uma dessas pessoas. As apáticas. As que gostam de dizer, ao verem esses vídeos, "então mas ninguém faz nada?" e depois, na hora, ficar apática.

Estava à espera do metro numa estação que tem uma espécie de balcão (com quase 1 metro de largura) mesmo por cima da linha. Ou seja, a pessoa passa as portinholas, tem um espaço grande onde estão as escadas, mas a ligar as duas escadas dos dois sentidos, está esse balcão. Bom, má explicação adiante, já eu estava lá em baixo quando ouvi um grito de uma voz masculina. Olho para cima e vejo um homem/rapaz que, aparentemente, estava a gritar e a "empurrar" a rapariga contra esse balcão. Eu olhei para cima e ia gritar mas tive medo e bloqueei. Tive medo que ele acabasse por largar a rapariga e viesse ter comigo. Tive medo que ele atirasse a rapariga cá para baixo. Tive medo que não fosse realmente uma agressão, que só aparentasse ser. Porque ela não gritou. Eu queria gritar mas, por estas razões, não o fiz. Bloqueei. Entretanto o metro chegou. E ai paniquei mesmo. "E se é agora que ele a atira?" Obviamente não a atirou. 

Entretanto percebi que havia imensas pessoas a olhar lá para cima. E tal como eu, ninguém fez nada. Todos entraram no metro. Quem ia em grupo ia a comentar. 

Teoricamente, eu sei o que se faz numa situação destas. Mas o que é que uma pessoa faz numa situação destas?

Sem comentários: