domingo, 9 de novembro de 2014

Sobre isto do Legionella

A Comunicação Social está louca? 
Sim, é ligeiramente "assustador" pensar que andam uns bichinhos por aí a chatear as populações de Vila Franca de Xira e arredores. Sim, é um bocadinho "assustador" pensar na eventualidade de esses bichinhos começarem a chatear as outras populações. Mas vamos lá ver uma coisa. Em 180 doentes, morreram 4. 

Foram 4 pessoas que morreram infectadas com esta doença. Em 180. Se as minhas contas não me enganam, é cerca de 2.2%. Com este valor, não se pode chamar a este surto um "surto mortal". Tenhamos calma e precaução. 

Por outro lado, tudo isto me está a fazer lembrar o Walking Dead. Sou tão parva, i know. Mas a cena é... Aqui sabe-se o que está a causar estes casos: a Legionella. Não se sabe onde é que teve origem, mas sabe-se o que é a bactéria (ou "báctéria", que eu cá quero que toda a gente me entenda), sabe-se em que sítios é que ela se desenvolve e, portanto, sabe-se que vem de algum sítio com água. Ora, isto fez-me lembrar que apesar de o Walking Dead ser espectacular (a sério, quão espectaculares foram os 2 últimos episódios? Especialmente o último episódio?), ainda não consegui perceber (porque acho que nunca foi explicado) como é  que a epidemia começou, o que é que a originou. Dúvidas, dúvidas. Questões, questões. 

Sem comentários: