sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Amizades

A minha amizade mais antiga está a desaparecer. 
Talvez esteja a ser pessimista e fatalista, mas sinto mesmo isso - que a minha amizade mais antiga e mais consistente ao longo de 22 anos (!!) está a desaparecer.

Não vou dizer que ao longo destes 22 anos não tivemos momentos de estarmos chateadas ou, por circunstâncias e adaptação a novos contextos e a novas pessoas, não tenhamos estado afastadas (primeiros anos de Faculdade e espacialmente separadas). 

Mas nunca senti isto. Não só um afastamento físico como, talvez, um certo desinteresse que se iniciou na outra parte e que agora talvez tenha passado para mim.

Não sei. O que sei é que estes últimos meses, em que ela se começou a afastar e eu comecei a habituar-me ao afastamento dela, fizeram com que nos desabituássemos. Ou, pelo menos, como que me desabituasse. Nunca fui daquelas pessoas que precisa de estar constantemente com outras para sentir à-vontade com elas; no entanto, penso que neste caso a diferença reside na forma como esse afastamento se processou. 

Acontece que sim, que talvez me tenha desabituado e esteja, até, zangada com ela, mas a verdade... É que sinto falta. Sinto falta do nosso à-vontade. Sinto falta da forma como nós falávamos praticamente sobre tudo. Queria contar-lhe mais sobre a minha relação com o A., queria dramatizar com ela a história do Estágio, queria... Mas como?

Custa. Custa ver uma amizade de 22 anos desvanecer-se - porque é isso que está a acontecer. O que me leva a considerar "será que uma amizade de 22 anos não merecia mais esforço para ser mantida?". Mas... Mais esforço? Quanto esforço? Quanto esforço deveria ser necessário para manter essa amizade? E não deveriam ser as duas partes a esforçarem-se? Se todos temos que saber reconhecer o fim - seja do que for -, não deveríamos saber reconhecer, também, quando já não vale a pena esforçar-mo-nos mais em prol de uma amizade pela qual, possivelmente, só uma das partes estaria interessada em lutar?

Se há coisa mais complicada que as relações amorosas, são as relações de amizade. Falava há uns dias com uma amiga minha sobre isto... Enquanto as relações amorosas, quando terminam, o seu final está claramente definido ("Acabou. Não nos vamos mais ver"), as relações de amizade não funcionam da mesma forma. As pessoas vão-se afastando... Mas e depois? Como sabemos que é altura de parar de tentar se não houve definição formal de final?

Sem comentários: