sexta-feira, 2 de maio de 2014

Tugolândia

O meu Cartão do Cidadão expira no dia 12 de Maio. Como ainda/só faltam 10 dias, achei que era uma boa altura para ir tratar do assunto. Apesar de não querer deixar para a última hora, optei por também não fazer mais cedo, achando que não valia a pena também começar a preocupar-me com isso - afinal, agora já é possível agendar o pedido do Cartão do Cidadão, "evitando filas" e, para além disso, já se passaram 5 anos desde que o Cartão do Cidadão foi instutuído e, como tal, achei eu, a confusão inicial já tinha passado e já tudo funcionaria muito melhor. Até porque tenho ouvido que sim, "ah, que foi tão rápido", "ah, que não demorei tempo nenhum, até fiquei espantado". Pois. 

Quarta-feira: 1ª tentativa de agendamento do pedido
- Como apesar de ter crescido com a evolução da internet, continuo a preferir o telefone. Então, optei por ligar para lá e... Deram-me um tempo de espera superior a 15 minutos. Great. Mantive-me ao telefone e resolvi enviar um e-mail e... Responderam-me que devido à enorme afluência de pedidos de marcação realizados por e-mail, não conseguiam dar resposta a tudo, tendo-me dado o número de telefone para que ligasse. Acontece que eu já estava em espera. Resolvi mandá-los dar uma volta e pensei "bem, se calhar sexta de manhã acordo cedo e vou lá tratar de tudo à maneira antiga, sem marcações" - ingénua, estava crente que seria uma das que poderia dizer "ah, que foi tão rápido", "ah, que não demorei tempo nenhum, até fiquei espantada". 

Pois.

Sexta-feira: 1ª tentativa de pedido presencial
- Chego ao local e logo percebi "hum, rápido não será". Bom, e nem rápido nem lento, não foi. Aquela hora, já não havia senhas para pedidos. Boa. 

Então vim para casa para ver onde é que aqui na zona poderia eventualmente tratar disso. Ligo para o único sítio num raio de 20km, para tentar perceber se valeria a pena a viagem, o gasóleo gasto e o tempo e... não me atendem. 

Entretanto, do telefone de casa, continuo em linha para a 2ª tentativa de agendamento de pedido. Há 27 minutos.

A sério? A sério? O pessoal inventa estas coisas espectaculares "ah e tal, agora temos este serviço de agendamento, é uma coisa fantástica, evita filas, é só marcar" e depois... Não atendem. Os serviços que fazem os pedidos não são assim tantos e esgotam as senhas em menos de nada. E estamos assim. Eu estou neste período "sabático" da minha vida, tenho tempo para hoje estar nisto... Mas não sei como será a próxima semana. E, claro, há aquelas pessoas que não se podem dar ao luxo de perder tanto tempo nisto. Porque não têm esse tempo. 
Bah.


Update
Após meia hora de espera na 2ª tentativa de agendamento de pedido, atenderam o telefone e consegui agendar. O mais cedo que consegui: 16 de Maio às 16h30 e num sítio longe para caraças. Conseguia  num sítio mais perto mas numa data posterior e sou capaz de precisar do Cartão válido antes. Crap.

Sem comentários: