quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Ano em Revista no Facebook

Como eu não ponho muita coisa no Facebook, o meu ano, segundo a rede social, foi uma seca. Não tenho fotos fofinhas e queridas com o A., não tenho jantares com amigos, não tenho loucas saídas à noite, não tenho nada. Tenho fotos de corridas (sim, numa galáxia muito distante, eu já corri...), fotos da cadela do meu irmão (sobrinha mai linda da tia) e pouco mais. E é isto.

A minha vida social não é, de facto, uma coisa muito agitada. Porque eu não sou um ser muito social e por "circunstâncias" várias. Mas também não sou daquelas pessoas que nunca faz nada - nada contra, mas não sou.

No entanto, o Facebook é uma rede social que tenta espelhar a nossa vida. E já há aquele "ditado": se não está no Facebook, não aconteceu. Há uns meses o meu "treinador" de natação e do ginásio disse-me o seguinte: "B. L., tens que começar a sair mais...", ao que eu respondi "Ah! Ah! Ah! Mas eu saio...", ao que ele respondeu "Sais... Não sais assim tanto. Não vejo nada no teu Facebook...".

Sim. Um homem de 36 anos, ou qualquer coisa parecida, disse-me que eu não saía muito, não me divertida muito, porque "não vê nada no meu Facebook".

Será que para pelo menos algumas pessoas o "se não está no Facebook, não aconteceu" é mesmo verdade? Será que para algumas pessoas, o facto de alguém não pôr no Facebook que sai, que namora, etc etc, significa que essa pessoa não faz nada? Será que é esta a importância que o Facebook tem? Porquê? Não me interpretem mal, eu adoro cuscar a vida das pessoas no Facebook. Sou uma cusca convicta, mestrada e doutorada, e adoro isso. Mas não acho que lá porque o "Miguel" ou a "Francisca" não têm uma atividade muito grande no Facebook que isso é um reflexo da sua vida real.

Segundo meu "Ano em Revista" no Facebook, o meu ano foi muito pouco ativo.

Mas o meu ano... O meu ano teve altos e baixos. O meu ano teve desilusões, teve chatices. Mas o meu ano também teve coisas muito boas. O meu ano também teve momentos muito bons. O meu ano também me trouxe pessoas muito boas. Não está no Facebook, mas aconteceu!


Sem comentários: